Volkswagen Polo assume a ponta e é o carro novo mais vendido no 1º trimestre no Brasil; veja o top 10

  • 3 de abril de 2024

O Volkswagen Polo foi o veículo novo mais vendido no primeiro trimestre de 2024, segundo dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) nesta quarta-feira (3).

No acumulado de janeiro a março, foram emplacadas 27.263 unidades do Polo. A Fiat Strada, que liderou a lista de mais vendidos de 2021 a 2023, vendeu 26.580 unidades nos três primeiros meses do ano.

Veja a lista de mais vendidos no 1º trimestre.

  1. Volkswagen Polo: 27.263 unidades
  2. Fiat Strada: 26.580 unidades
  3. Fiat Argo: 18.053 unidades
  4. Hyundai HB20: 18.053 unidades
  5. Chevrolet Onix: 17.766 unidades
  6. Fiat Mobi: 14.665 unidades
  7. Hyundai Creta: 13.600 unidades
  8. Renault Kwid: 13.134 unidades
  9. Nissan Kicks: 13.015 unidades
  10. Volkswagen T-Cross: 12.858 unidades

Emplacamentos em março

Os brasileiros já compraram mais de 500 mil carros novos em 2024. O país registrou 514.517 novos emplacamentos no primeiro trimestre deste ano, um aumento de 9,1% em relação a igual período de 2023.

O número considera automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. A reportagem não contabiliza motos e implementos rodoviários.

Em março de 2024, a federação registrou 187.729 novos emplacamentos.

  • Em relação a fevereiro, houve alta de 13,6% (165.206 unidades);
  • Em relação a março de 2023, registrou queda de 5,6% (198.909 unidades).

O mercado automotivo está em momento de aquecimento neste ano, em meio a um ciclo histórico de investimentos, que chegou a um montante de R$ 117 bilhões anunciados por montadoras que atuam por aqui, para ampliação de produção e desenvolvimento de tecnologia no país.

Aumento de veículos financiados

Segundo a Federação, o ciclo de cortes de juros promovidos pelo Banco Central do Brasil (BC) desde o ano passado tende a ajudar o crescimento do setor automotivo.

Segundo o presidente da Fenabrave, Andreta Junior, já houve um aumento de 15% na aprovação de crédito e a expectativa é que a queda da taxa básica de juros e consequentemente dos spreads bancários (diferença entre os juros de captação dos bancos e as taxas cobradas na ponta consumidora) também beneficiem o setor.

“Quando tem uma queda na taxa de juros, o mercado consegue alongar o prazo [de financiamento]. E a inadimplência também está estabilizada, então tudo tem contribuído também para a venda de veículos”, disse.

Outro ponto levantando pelo executivo é que esse cenário também deve mudar a proporção de carros financiados no total de veículos vendidos no país.

De acordo com Andreta Junior, esses automóveis adquiridos por meio de empréstimos correspondiam a cerca de 52,6% do total de veículos vendidos em fevereiro de 2023 — proporção que passou para 56,7% do total em fevereiro deste ano.

“Esse número foi reduzido nos últimos tempos, já que estava-se comprando muito mais carros à vista do que financiados. Agora com a queda da taxa de juros, a tendência é que [esse número] volte para o volume de 60%, 70% do total”, completou o presidente da Fenabrave.

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Projeções para 2024

A Federação também divulgou a projeção para o crescimento do setor automotivo ao longo deste ano. Segundo a Fenabrave, a estimativa é de:

  • um crescimento de 12% em novos emplacamentos de automóveis e comerciais leves, para 2.440.887 veículos;
  • uma alta de 10% em emplacamentos e caminhões, para 114.571 unidades;
  • um avanço de 20% em novos emplacamentos para ônibus, para 29.546 veículos.

“Nós continuamos otimistas. Aquele crescimento que a gente planejou já está acontecendo e eu espero que do meio do ano para frente a gente consiga ver […] um maior aquecimento da economia”, disse o presidente da Fenabrave.

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