Ídolo da Ucrânia assume federação e institui detector de mentiras para árbitros

  • 16 de abril de 2024

Maior ídolo do futebol da Ucrânia, o ex-atacante Andriy Shevchenko adotou medidas drásticas ao assumir a federação de futebol do país em janeiro deste ano. Agora dirigente, ele instituiu o uso de um detector de mentiras nos árbitros para tentar combater corrupção e problemas de manipulação de jogos.

O detector, conhecido como polígrafo, mede as mudanças de pressão e fluxo sanguíneo das pessoas, assim como a respiração e o suor, para determinar se o examinado está dizendo a verdade ou não.

– Nós vemos o polígrafo como uma oportunidade para obter mais informação e entender com quais árbitros nós podemos trabalhar. Estamos começando do zero – disse Shevchenko ao site “The Athletic”. 

De acordo com o ex-atacante, que brilhou por Milan e Chelsea na carreira, qualquer árbitro que for reprovado no teste não poderá mais apitar jogos na Ucrânia.

Críticas à medida

A ideia de Shevchenko recebeu críticas no país. O técnico Volodymyr Sharan classificou a iniciativa como uma tentativa de controle.

– Isso é demais, é controle. O fator humano sempre estará presente, sempre haverá erros, mas agora existe o VAR. Vamos testar os jogadores e técnicos também. Chegaremos três horas antes do jogo para passar pelo detector de mentiras – ironizou Sharan.

Mudanças na escolha dos árbitros

Outra mudança feita por Shevchenko, que assumiu a Federação Ucraniana de Futebol em janeiro, foi mudar a forma como os árbitros são designados para cada partida. Agora, o sistema é totalmente aleatório.

Em 2018, o governo da Ucrânia acusou 35 clubes do país de estarem envolvidos em uma operação de manipulação de resultados. Ao todo, 328 pessoas participaram do esquema, com 57 casos de manipulação de jogos.

Compartilhe

Comente