Ivete Sangalo deixa a Globo, e Eliana deve apresentar Masked Singer em 2025

  • 23 de maio de 2024

Chegou ao fim a parceria de duas décadas da Globo com Ivete Sangalo. A baiana decidiu pausar a carreira de apresentadora para se dedicar novamente à faceta de cantora, que estava em segundo plano havia alguns anos. O The Masked Singer Brasil voltará em 2025 com um novo rosto à frente –e a direção da emissora já tem um nome de impacto para substituí-la: Eliana Michaelichen.

A Globo confirmou a saída de Ivete Sangalo ao Notícias da TV. A própria cantora já havia insinuado, em entrevista ao Meio & Mensagem na semana passada, que pretendia abandonar a apresentação de seus programas para desacelerar um pouco e ter mais tempo para a família e para a música. O Pipoca da Ivete, que penou na audiência e chegou a perder para o SBT, foi cancelado depois de duas temporadas.

Mas a reportagem apurou que, mesmo sem Ivete, a Globo não está pronta para abrir mão do Masked Singer. A direção da emissora avalia explorar a possibilidade de ter Eliana no comando do talent show, por ela ser um nome bem aceito pelo público e que circula bem no mercado publicitário.

A emissora só deve anunciar a negociação depois que a loira encerrar seu contrato com o SBT, em junho –por uma questão de ética, a líder de audiência não assedia abertamente artistas da concorrência. Assim que colocar os pés para fora da TV de Silvio Santos, porém, Eliana deve ser chamada pela Globo para definir todos os detalhes do acordo.

Ivete Sangalo foi uma das principais responsáveis por trazer o Masked Singer para o Brasil. A cantora negociou diretamente com a produtora Endemol Shine para ser a apresentadora do formato, fenômeno nos Estados Unidos e na Coreia do Sul, e só depois a Globo entrou na jogada para exibir o programa.

O talent show com artistas mascarados também tem particularidades em relação às outras atrações da Globo. O programa fica sob a responsabilidade da Endemol Shine, que contrata toda a equipe durante a produção de cada temporada –assim que o ciclo é concluído, os profissionais são dispensados e voltam a ser procurados apenas no ano seguinte.

As gravações ocorrem durante cerca de um mês fora dos Estúdios Globo. Elas são feitas no Espaço Golden Hall, no hotel Sheraton, em São Paulo. Os acordos contratuais são um pouco mais longos pois também envolvem pré-produção e edição. A Globo apenas empresta os quatro jurados da bancada.

Porém, fontes da reportagem na emissora afirmaram que Ivete Sangalo entrou como sócia apenas na primeira edição do formato, e que a Globo tratou diretamente com a Endemol a partir da segunda temporada. Ou seja: a saída da cantora não renderá nenhuma dor de cabeça para a continuidade do show.

Caso aceite apresentar o Masked Singer, Eliana gravará sob a batuta do marido, Adriano Ricco, diretor do formato. Oficialmente, o Código de Ética da Globo não permite que um casal trabalhe no mesmo departamento quando um deles tem posição de chefia, mas é possível abrir exceções –e o Entretenimento é menos rígido com essa regra do que o Jornalismo.

A musa dos dedinhos também ficará próxima –pelo menos na grade– de Luciano Huck, com quem namorou no fim dos anos 1990. O Masked Singer é exibido logo antes do Domingão. Mas nada de climão nos bastidores: os dois se dão bem, e Eliana é próxima de Angélica, atual mulher do comunicador. Ele, aliás, já vivia situação similar com Ivete Sangalo, outra de suas ex-namoradas.

Eliana na Globo

No início de abril, o Notícias da TV antecipou que a porta de entrada de Eliana na Globo deve ser a temporada 2024 do Saia Justa, cuja data de estreia para este ano ainda não foi divulgada. O retorno da atração deveria ter ocorrido em abril, mas deve ficar para agosto.

O programa do GNT, no entanto, deverá ser só o início da trajetória da loira na empresa. A Globo enxerga Eliana como o “maior ativo do SBT”, uma apresentadora jovem, madura, carismática e com muito potencial comercial, de acordo com fontes próximas das negociações. Ela seria a “candidata natural” para substituir Ana Maria Braga em caso de aposentadoria.

Não que a Globo esteja planejando se livrar da titular do Mais Você. Se depender da emissora, ela continua no ar enquanto quiser e tiver saúde. Mas é preciso sempre ter um plano B. O roteiro de Eliana na Globo começaria com o Saia Justa, numa espécie de transição, e depois incluiria outros projetos, como o Masked Singer, até eventualmente substituir Ana Maria Braga.

Ivete Sangalo vai focar na música

A saída de Ivete da Globo foi feita de maneira mútua e sem ressentimentos. A baiana tem boa relação com a emissora desde que substituiu Xuxa Meneghel no Planeta Xuxa (1997-2002) durante a licença-maternidade da loira.

Elogiada por seu carisma e sua espontaneidade, a cantora apresentou na emissora o Estação Globo (2004-2009), atuou no remake de Gabriela (2012), foi jurada do SuperStar (2014-2016), do The Voice Kids (2016-2023) e do The Voice Brasil (2012-2023). Ivete ainda comandou duas temporadas do Superbonita, no GNT, e outras duas do Música Boa ao Vivo, no Multishow.

Tanto foco na televisão, porém, acabou deixado a carreira musical em segundo plano. Em 2022, a cantora lançou o álbum Onda Boa com Ivete, cujos bastidores foram retratados em uma série documental da HBO Max. Foi seu primeiro disco em uma década –seu projeto anterior havia sido Real Fantasia (2012).

Na semana passada, Ivete cancelou a turnê que comemoraria seus 30 anos de carreira. Oficialmente, ela afirmou que a produtora 30e não ofereceu estrutura suficiente para o projeto. Nos bastidores, porém, comenta-se que os ingressos dos shows teriam encalhado por baixa procura. O susto fez a baiana perceber que precisava dar mais atenção para a música –já que os shows rendem muito mais receita para artistas do que a venda de discos ou monetização vinda de tocadores.

VITRINE DO CARIRI
Com Noticias da TV.

Compartilhe

Comente