Repórter veterano da Globo, Edney Silvestre é dispensado após 30 anos
- 19 de dezembro de 2022
Um dos repórteres mais experientes da Globo, que estava no grupo desde 1992, Edney Silvestre deixou a emissora. A informação foi confirmada em carta escrita por Ali Kamel, diretor de Jornalismo. Correspondente em Nova York de 1996 a 2002, o profissional de 72 anos participou de coberturas jornalísticas marcantes, como a dos atentados terroristas de 11 de Setembro, em 2001, nos Estados Unidos.
Paralelo ao seu trabalho na TV, Silvestre é escritor e dramaturgo. Foi vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura e do Prêmio Jabuti 2010 com o romance Se Eu Fechar os Olhos Agora, que virou minissérie escrita por Ricardo Linhares para a Globo em 2018.
Em sua carta, Kamel exaltou o trabalho de Silvestre. Ele estreou na TV em 1996, na Globo e na GloboNews, mas já atuava no jornal O Globo desde 1992, com uma coluna cultural. Nos últimos anos, era repórter especial do Globo Repórter, exibido às sextas.
Edney Silvestre se junta a outros veteranos que se desligaram recentemente do Jornalismo da Globo, como Renato Machado, Francisco José e Neide Duarte, por exemplo.