“Consórcio não foi criado para disputa política”, diz João Azevêdo em nova defesa do Nordeste contra as declarações de Zema

  • 8 de agosto de 2023

A participação do governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), presidente do Consórcio Nordeste, em defesa dos nove estados da região, após as declarações do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), que “convocou” os estados do Sul e Sudeste para formatar um consócio que faça oposição ao existente no Nordeste, classificando os nordestinos como “vacas que produzem pouco”, continua repercutindo na imprensa nacional.

Em entrevista para o programa O Povo News, do Grupo de Comunicação O Povo, de Forteleza-CE, nesta segunda-feira (7), o governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), que preside o Consócio Nordeste de governadores negou que o colegiado do bloco tenha caráter político para causar tensões envolvendo os entes federativos brasileiros.

“Em nenhum momento nós criamos o Consórcio Nordeste para que ele fosse instrumento de disputa com outras regiões, ao contrário, o lema dele é o ‘Brasil que cresce unido’”, afirmou ao O POVO News.

Confira a entrevista abaixo:

Durante o diálogo, Azevêdo voltou a criticar falas de Romeu Zema, classificando-as como “lampejo separatista”. “Esse discurso sugere que a região Sul e Sudeste parta para um confronto com outras regiões em busca desse protagonismo que ele chama de político”, apontou Azevêdo, mirando as declarações de Zema.

Para Azevêdo, não há dúvida de que as palavras do gestor foram preconceituosas. “Quando um governador de uma região diz que precisa ser criado um consórcio para fazer enfrentamento a uma outra região, inclusive na busca de protagonismo político, isso nos preocupa”, admitiu.

Ainda de acordo com o governador da Paraíba, “todos nós sabemos que, se o processo de desenvolvimento desse país tivesse sido igualitário, não teríamos as diferenças regionais que temos hoje”.

“Existem as diferenças regionais”, continuou, “a Constituição já estabelece que tem que ter uma busca no sentido de fazer com que sejam minimizadas ou reduzidas essas diferenças. Para isso, se conta com uma estruturação de políticas de desenvolvimento que entendam que as regiões Norte e Nordeste são integrante.

MAIS REPERCUSSÃO

A entrevista do governador João Azevêdo também foi capa de página inteira no jornal impresso “O Povo”, nesta terça (8). Confira:
Foto: Reprodução / O POVO

VITRINE DO CARIRI

Com Fonte83

Compartilhe

Comente